telephone big(21) 2208-3176
(21) 2208-3148
(21) 98491-8531WhatsApp icone

Consulte Preços e Horários pelo WhatsApp

Naturalmente todas as pessoas que irão passar a dirigir carros comuns, que são os famosos carros de passeio, precisarão ser habilitados pelo menos na categoria B, que é a indica, porém mesmo assim é importante ficar atento a alguns detalhes com relação as restrições e permissões que terá ao ser habilitado nessa categoria.

Primeira Habilitação

É a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação dos candidatos considerados aptos nos exames de avaliação.
Esta primeira habilitação só pode ser solicitada nas categorias "A" ou "B". Os candidatos devem preencher os requisitos abaixo:

  • ser maior de 18 anos
  • saber ler e escrever
  • possuir carteira de identidade ou equivalente
  • possuir CPF próprio

OBS.1 : Os candidatos que começaram a tirar a primeira carteira de motorista em outro estado, interromperam o processo e agora querem concluí-lo no estado do Rio de Janeiro, terão que solicitar a averbação do processo de primeira habilitação.
OBS.2 : Conforme a Resolução 168, parágrafo 3º, todos os processos terão validade de 12 meses a partir da data de entrada do requerimento.

Primeiros passos para habilitação de carro

Com a carteira de habilitação B é possível dirigir veículos, desde que não se encaixem na categoria A, que o peso total bruto não ultrapasse os 3500 Kg e que a lotação não exceda a 8 lugares, sem contar o do motorista. Então essas são algumas restrições importantes que deverá levar sempre em consideração no momento em que for pegar um carro para dirigir.

Hoje em dia a necessidade de se habilitar é muito grande e isso não só para poder dirigir um veículo próprio, mas também para conseguir boas vangas de emprego no mercado, visto que a maioria das empresas procuram profissionais já habilitados para poder dirigir os próprios carros da empresa. Além do mais, esse será um complemento muito importante para seu currículo.

Prova teórica para tirar habilitação de carro:

Se tratando do processo de aprendizado, inicialmente você precisará passar pelas aulas teóricas que serão ministradas na sala de aula da sua auto escola de preferência. Através dessas aulas você passará a conhecer melhor as técnicas de direção, conhecerá o funcionamento de um carro, assim também como a legislação de trânsito, estratégias para fazer funcionar a direção defensiva e uma série de outras coisas importantes antes de sair com um carro na rua.

Prova prática para tirar habilitação de carro:

Conseguir tirar a carteira de habilitação B, certamente, será um desafio a mais na sua vida, pois além do processo teórico, precisará praticar diversas aulas praticas. Nessas aulas você irá aprender a dirigir corretamente, aprenderá como fazer uma baliza, como fazer o controle de embreagem, estacionamento e uma vasta quantidade de coisas importantes que lhe prepararão para o exame de direção, já que essa será a prova final para conseguir obter sua carteira de habilitação B.

Vale a pena tirar a carteira de habilitação B?

Vale muito a pena ter uma carteira de habilitação B hoje em dia. Facilita o seu ingresso no mercado de trabalho, com a habilitação B diversas oportunidades de emprego podem surgir pra você

No entanto, para finalizar é importante ressaltar que não vale a pena tirar somente a carteira de habilitação B, pois o ideal é tirar conjugado (AB). Quando você tira a carteira tanto A quanto B, juntas, a tendência é que os gastos sejam menor que tirar uma categoria de cada vez e se em algum momento você precisar pilotar uma moto, por exemplo, sem ter a carteira de habilitação A é impossível.

Então espero que todas essas dicas tenham sido de grande importância para você e que consiga tirar sua habilitação o quanto antes. Uma boa opção para quem vai tirar a habilitação B é fazer um curso prévio.

Documentação

  • Original e cópia do documento de identificação;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia do comprovante de residência ou fazer **declaração de residência;
  • Original do Duda pago;

OBS.:
a) Nos casos de o usuário residir com terceiros (parentes, amigos, outros) será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, com firma reconhecida, garantindo que o interessado mora naquele domicílio. A exigência da declaração com firma reconhecida por semelhança (como verdadeira ou autêntica) é para garantir a segurança administrativa e a relevante importância que o comprovante de residência tem perante o órgão de trânsito.

b) Caso o usuário não tenha, de forma alguma, como comprovar residência, ele deverá abrir um processo administrativo explicando por que não tem como comprová-la. Mas, atenção: este procedimento é válido apenas para os casos em que o usuário não consiga nenhuma comprovação documental referente ao local onde reside. O usuário deve apresentar original e cópia da carteira de identidade e inserir no processo administrativo uma declaração de residência (formulário que pode ser impresso no site do Detran). Para abrir o processo, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir à sede do Detran, no Protocolo Geral, na sobreloja, das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Ciretran do município onde residem. O processo será analisado pela Diretoria de Habilitação.

Exames

  • Exame médico;
  • Exame psicológico;
  • Exame de legislação de trânsito;
  • Exame de direção.

OBS.: Os exames médico e psicológico são cobrados pelas clínicas credenciadas.

Taxa de Serviço

Valor (Duda): (cod.:201-1) R$ 170,69 + taxa bancária.
OBS.: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Taxa de Reexame

(Somente nos casos de falta ou reprovação nos exames de legislação e/ou direção) Valor (Duda): (cod.:202-0) R$ 85,35 + taxa bancária.
OBS.:Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Procedimentos

Postos do Rio, Grande Rio e interior:
Pagar a(s) taxa(s) de serviço.
Agendar a entrega da documentação num dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h), e 3460-4040 ou 3460-4041 (de segunda a sexta, das 8h às 20h).

Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.

O candidato receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionais, e para tanto deverá apresentar Carteira de Trabalho, **contracheque, declaração do empregador ou equivalente.

Matricular-se, primeiramente, para ter aulas de legislação num Centro de Formação de Condutores - CFC - (autoescola) e fazer a prova, que deverá ser agendada pelo próprio CFC. Após ser aprovado, deverá ter aulas de direção num CFC (autoescola), que também se encarregará de marcar a prova prática.

* O contracheque é necessário para que se possa comprovar o local de trabalho do usuário e, assim, oferecer-lhe a opção de fazer o exame médico em clínica localizada na região onde trabalha. Por este motivo, o contracheque deve conter o endereço onde o usuário exerce suas atividades profissionais.