telephone big(21) 2208-3176
(21) 2208-3148
(21) 98491-8531WhatsApp icone

Consulte Preços e Horários pelo WhatsApp

Está pensando em tirar a habilitação de moto?
Então veja algumas dicas que podem lhe ajudar no momento que for fazer todos os seus testes!

Naturalmente a motocicleta é um meio de transporte popular em todas as regiões brasileiras e para poder pilotar dentro das leis de trânsito, o condutor precisa estar habilitado na categoria A, portanto é necessário passar por todo um processo que envolve aulas teóricas e práticas para conseguir chegar a sua carteira de habilitação para pilotar motos.

Para grande maioria, os testes para se tirar a habilitação de moto é muito mais fácil que para carro, no entanto mesmo é necessário ficar sempre atento aos pequenos detalhes, pois eles podem ser determinantes para seu sucesso ao tentar tirar a primeira CNH. 

Pensando nisso eu preparei algumas informações passo a passo para lhe dar um rumo certo de como funciona tudo isso:

Primeiros passos para habilitação de moto

Assim como para tirar qualquer outra categoria de habilitação, primeiramente você vai precisar ir até o Detran de seu município e procurar o setor de habilitação para se candidatar à categoria desejada. A partir daí você receberá um comprovante de inscrição que deverá efetuar o pagamento da taxa determinada pelo Detran, irá procurar uma clinica médica especializada em exames do trânsito e efetuará o que está determinando no comprovante que você receberá no momento da inscrição.

Portanto esses serão seus primeiros passos para conseguir tirar a primeira habilitação de moto e basicamente é necessário passar pelos mesmos processos para se tirar habilitação para carro. Assim que você for aprovado nos exames médicos

Prova teórica para tirar habilitação de moto:

Geralmente as aulas teóricas irão durar cerca de uma semana e após isso você estará apto a fazer a prova teórica do Detran, onde todas as questões serão respondidas em um computador e você deverá acerta no minimo 70% para ser aprovado. Mesmo que você já saiba pilotar moto muito bem e esteja apenas querendo tirar a carteira de habilitação, sem duvidas que as aulas teóricas serão muito importantes, já que elas vão lhe preparar para ser um melhor condutor no trânsito e até mesmo a aprender coisas que talvez ainda não conheça.

Prova prática para tirar habilitação de moto:

Antes de chegar na prova prática, você passará por várias aulas de moto com o auxilio de um instrutor da sua auto escola escolhida, portanto é possível se preparar e conhecer melhor o percurso durante as aulas para não fazer errado na hora da prova. Veja então como funciona basicamente o percurso para tirar a habilitação de moto:

  • Primeiramente você vai andar reto por cerca de 10 metros.
  • Fará uma espécie de curva.
  • Em seguida entrará na outra fase do percurso que é fazer o tradicional 8.
  • Para finalizar você fará o zigue-zague nos cones e terminará assim a sua prova.

Aparentemente é muito simples tudo isso e qualquer pessoa com um pouco de prática consegue tirar a habilitação de moto, no entanto existem vários pequenos detalhes que podem comprometer o seu teste. Então, lembre-se sempre de colocar e fechar bem o capacete, nunca coloque o pé direito no chão, não deixe a moto morrer no meio do percurso e não derrube nenhum dos cones.